Eu no V volume da Antologia de Poesia Portuguesa Contemporânea: "Entre o Sono e o Sonho"




Há uns tempo surgiu a oportunidade de ter um poema inédito meu, editado no
volume da Antologia de Poesia Portuguesa Contemporânea: "Entre o Sono e o Sonho".Esta é uma iniciativa da Chiado Editora, que tem por finalidade, reunir uma vasta série de autores e celebrar o Dia Mundial da Poesia.

Não faço ideia porque os meus versos merecem tal honra mas é com muito prazer e gosto que anuncio que o 
volume da Antologia de Poesia Portuguesa Contemporânea: "Entre o Sono e o Sonho" será lançado no próximo Sábado, dia 22 de Março de 2014.

Como escrevo compulsivamente, constantemente e catarticamente, tenho tendência a esquecer as condições e espaços onde o faço. É muito raro lembrar-me com exactidão do momento em si. Passando a análise deste estranho transe, lembro-me bem de quando, como e em que circunstancias me escorreram os versos em questão.Foi numa fria noite de Verão, algures no 2º fim de semana de Setembro de 2013. O caso deu-se perto da uma da manhã, na sala de estar, debaixo da 
adormecida vigilância do meu cão.
Usei uma caneta azul de tinta rápida, num velho bloco A5 sem linhas que odeio - daqueles que têm picotado no topo. 
Estava a passar um mau bocado.
Tinha estado a tocar guitarra, enquanto derretia um maço de tabaco com os nervos, sentado numa poltrona muito feia e muito velha. Assim que olhei para o relógio as palavras começaram a entornar.
Foi aflitivo.
Só deu tempo de pousar o instrumento, desviar o cinzeiro de metal de cima do bloco, e versar violentamente. Demorei pouquíssimo tempo.
Quando acabei ainda tinha a palheta na boca.

Odiei escrevê-los.
Lembro-me de atirar com o bloco para cima da mesa e sair de casa rapidamente. 
Um ataque de claustrofobia emocional "entre o sono e o sonho". 
Nessa noite deitei-me de dia.

Meses depois ai estão eles.
Nas páginas de um livro e na letra de uma canção.





"É com o maior prazer que a Chiado Editora anuncia que o V volume da Antologia de Poesia Portuguesa Contemporânea "Entre o Sono e o Sonho" - a ser lançado já no próximo Sábado, dia 22, pelas 16 horas no Casino Estoril - vai conter um prefácio do Professor Guilherme d´Oliveira Martins: Ex Ministro da Educação, das Finanças, da Presidência, e actual presidente do Tribunal de Contas e do Centro Nacional de Cultura."

Desejo ainda agradecer ao 
Afonso Oliveira Rodrigues, ao Gonçalo Martins e à Chiado Editora.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dinosaur Love by Harry Baker

O que é ser rude?

A Dieta - 1 - Abotoar é um verbo sério