Este país não é para velhos

Este país não é para velhos.
Nem para novos.
Não é para ninguém.

Ontem lesionei-me na coxa da perna direita.
Aqui estou.
Estendido e tapado num sofá branco a sofrer classicamente. Comprimidos, botija de água quente, creme analgésico, aquecedores ligados e no máximo.
Tudo porque estou a envelhecer.
Lesionei-me como um futebolista, e aleijei-me como um velho.
A unica coisa que fiz foi subir a um banco. Um "mocho" que já esteve em todas as casas e sobreviveu a todas as partilhas. Também ele branco e também ele idoso.
Mal fiz força, senti a picada aguda enfraquecer-me. Desequilibrando-me.
Como ontem de manhã ainda era novo, não liguei. Deixei-me andar e fiz tudo o que tinha planeado afincadamente.
À noite, muito jovialmente, fui jogar à bola com a rapaziada. Durei minutos. Poucos. Muito poucos.
Ao segundo toque de magia, voltou a dor. Lancinante.
Mais forte. Mais cortante.
Mal conseguia andar.

Dizem eles que é uma contractura muscular. Dizem que é do frio e que em menos de uma semana posso voltar a jogar.
Categoria veteranos.
Dizem que devo manter a perna quente e repousada. Massajar de vez em quando e quando a dor começar a abrandar, aconselham-me alongar para recuperar o movimento.
Não é nada de grave.

A menos que se tenha de passear o cão. De arrumar a casa. De coxear até à tasca para comprar tabaco. De subir e descer degraus. De trabalhar. De inventar e precisar do cerebro minimamente lucido.
Ao frio, à chuva e ao vento.

Bem sei que nada de especial.
Mas,
Sinto-me traído.
Humilhado pela minha condição.
Por não me conhecer.
Falhou a mente, o corpo e o instinto.
Falhou o que não devia ter falhado.

Um dia vão entender.

Um dia vais perceber que entre a dor e a lucidez fica tudo o que interessa.
Tudo o se quer depressa.
Acabarão os julgamentos as maldições e os bruxedos. Não existirão venenos nem antídotos.
Só medos, segredos, enredos.
Não há nada que te desfaça o tempo.
Sermos nós mesmos, envolve sempre mentira.

Esta é a verdade.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dinosaur Love by Harry Baker

O que é ser rude?

A Dieta - 1 - Abotoar é um verbo sério