quarta-feira, maio 23, 2012

O gosto de Deus

Confesso que me agrada a confusão que a minha atitude espiritual deixa nos outros.
A duvida instala-se.
"Mas ele é crente ou não?"
"Será muçulmano?"
"Ou muçulmano ou budista. Ele tem a mania que é estrela. Ele é dessas coisas?"

Ninguém sabe.

A minha familia nunca teve uma militancia à organização.
Geneticamente nunca podia fazer parte de uma religião estruturada. Missas, horários, cuidados alimentares e penitencias afins... mas o que é que isso tem a ver com ser boa ou má pessoa?
(Duvida pilar existencial e metafisica da minha familia mais chegada - Tudo se resume a isto).

"Hum... ele é de Lisboa... filho da baixa burguesia de esquerda. Ele é evolucionista. Céptico. Ora ateu ora agnóstico. Sequer foi baptizado!"

Orgulhosamente não baptizado. Os meus pais tiveram a decencia de restringirem ao carnaval o periodo onde me podiam vestir ridiculamente. Alem disso a minha mãe sempre foi muito protectora e os padres sempre tiveram má fama.
Entenda-se que o ditado, "como picha em cu de padre" não veio do nada.

Ora quando a final da liga dos campeões terminou com a vitória do Chelsea FC, o jogador David Luiz ajoelhou-se apontando com os dois indicadores para o céu. Pouco depois festejava com uma t-shirt com a frase: Deus é fiel.

- Estes brasileiros! - exclamou o meu amigo - Mas quem é que disse que Deus queria que o Chelsea ganhasse?

Pensei. "Deus não se deve meter nestas coisas."
Aliás ninguém sabe ou soube, seja o que, for sobre preferencias divinas.
Estando, sendo e sabendo Deus tudo e mais alguma coisa, do infinito infindo sem fim, não me parece que seja divino ter preferências sobre um clube de futebol.
Posso estar errado, talvez em pecado, mas não estou a ver Deus nosso senhor a ver a bola no sofá feito de nuvens e um cachecol com a inscrição "Eu sou o Criador".
Deus não quer saber de futebol.
Ele já sabe quanto vai ficar o jogo, quem marca, quem vai ser expulso...

Deus é interpretativo. Só assim pode ser.
Imaginem saber o que Deus acha? Como seria a nossa vida se soubesse-mos o critério do julgamento divino?

Se Deus revelasses as suas escolhas seria um "ai Jesus".

Sem comentários:

A Dieta - 5 - A Pesagem

IMC - 26,33 Sobrepeso Não me posso pesar todos os dias. Diz que torna a malta ansiosa e acho que a ansiedade engorda. Posso-me pe...