segunda-feira, abril 18, 2011

As compras do mês

Agora troveja violentamente. O céu enche-se de água luz e electricidade. Clarões temidos.
Quando acordei estava sol. Um dia lindo para ir fazer as compras do mês.
Almocei tipicamente e dirigi-me sem lista a supermercados regulares.
Adoro fazer compras segunda feira à tarde. Sé eu e reformadas bem penteadas. Algumas jovens mães, outrora jeitosas, tentam chamar a atenção fingindo actividade. Cheias de calças de ganga e decotes "modernos".
- Nunca subestimar o fulgor de uma mulher aborrecida. Perigosíssimo.
Estou de óculos escuros e não tenho tempo para modas sociais. Sorrio às reformadas e apresso-me supermercado dentro.
Como sou um homem moderno e inteligente, procuro a minha arte. Desde que aprendi a cozinhar, ganhei a mania de comprar o meu próprio comer. Tal conhecimento obriga-me a deambular por diferentes estabelecimentos, fazendo de mim um peregrino gastronómico em busca do paladar mais refinado.
Sorrio às reformadas bem penteadas e passo decidido a indecisa porta automática.
Eu adoro o conceito do Lidl: "Este é o pior sitio do mundo para se fazer compras. Nada aqui é agradável ou aprazível. Há quem sustente que sequer será suportável, mas tem coisas que nunca viste e tu vais comprar à mesma.
É uma loja dos chineses em formato supermercado, mas com empregados mal encarados. Tudo cheira a detergente e a plástico. Está limpo, desinfectado, tem coisas baratas, algumas até com qualidade e aquelas filas do meio com coisas que ninguém precisa.
Hoje estive a olhar para um tapete de relva artificial, 1,20 x 1 metro, que ficava muito bem num campo de mini golf. 10€. Este mesmo vai não vai.
E o que se passa com os balcões? Quem é que consegue ter em tão pouco espaço as suas compras? As passadeiras rolantes onde pomos as compras são enormes, mas o espaço pós "bip", o sitio onde temos os pertences em espera enquanto os pagamos, são ridiculamente pequenos.
Este espectáculo deprimente é para que? Para eu me apressar a sair da fila? Quem é que aguenta olhar para aqueles uniformes mais de 1 minuto? Quem é o autor daquele campo cromático? Algum daltónico certamente. É para eu ir ao carro deixar as compras e voltar a entrar na loja? Depois daquilo tudo. Devem ser doidos!
Deixo este supermercado e arranco para o próximo.
Assim que chego lembro-me: "Aqui a carne é uma porcaria! O talho é miserável.
Bem, vou comprar peixe e a carne deixo para o comercio tradicional".
Ameijoa japonesa. Possa... depois do tsunami e do acidente em Fukujima. Queres ver que é assim tão cara porque brilha no escuro? Já chegamos a tal ponto em que temos de comer viveres radioactivos?
Onde está a famosa ameijoa vietnamita? Eu quero dessa!
Peixe gato, salmão (47 cêntimos mais caro que no supermercado anterior - Será ainda de referir que havia uma variedade extra de salmão no Lidl, de maior qualidade e com selo de sustentabilidade),e outras coisas... nada japonês.
Quer dizer. A gelatina está no frio desde as seis da tarde e ainda não solidificou. Deve ter um bocadinho de nuvem radioactiva.
Nota final
Se estiverem com pressa e se a senhora da caixa, apresentar pastilha elástica com decote, mudem de caixa.
Vão por mim.

Sem comentários:

A Dieta - 5 - A Pesagem

IMC - 26,33 Sobrepeso Não me posso pesar todos os dias. Diz que torna a malta ansiosa e acho que a ansiedade engorda. Posso-me pe...