As perguntas do Quentin - Lençois de seda


Gosto de cães.
Alias, o meu companheiro está mesmo a meus pés. Justo descanso.
Antes de adormecer fez-me uma pergunta.
- O que é um grande amor?
Ele anda um pouco desanimado. Apaixonou-se por uma cadela vadia que vive no fim da rua. Já a viu rodeada de outros cães e ficou triste. Desiludido. Muito sinceramente, eu acho que ele consegue fazer muito melhor, mas o coração dele embicou para ali.
Tentei responder com graça.
- Um grande amor é o que te valeu, quando mijaste à porta de casa.
Mexeu os olhos na minha direcção, desviou o tapete com a pata e esticou-se melhor no chão frio para refrescar. Continuou a olhar para mim sériamente e insistiu.
- Gostava mesmo de saber...
Sentei-me ao pé dele, dei-lhe um beijinho. Enquanto lhe fazia festas comecei...
- Um grande amor não se define. É coisa complicada. Simplesmente sentes a sua dimensão. Sentes o seu peso. Tem importância e vive contigo. Nunca o abandonas, nunca deixas de o carregar. Faz parte de ti. Se ele desaparece, ficas menos. Ficas mais pequeno. Com peças a menos. É estranho, mas é tanto que te deixa feliz.
- E onde é que o achas? - interrompeu.
- Não achas. Ele é que te acha a ti. Por vezes gostas de alguém e tudo corre bem. Está tudo divertido, tudo é maravilhoso, tudo para formar um casal feliz e uma relação impar... mas não é um grande amor. Se fosse assim tão simples...
- Então é melhor não pensar muito nisso? - voltou a interromper.
- Não. Se gostas dessa cadelinha, procura-a. Mas lembra-te. O que não faltam para ai são meninas lindas. E tem cuidado com as pulgas e carraças. Não quero nada dessa bichesa cá em casa - Adverti.
- Não, não... vou ser um cão cheio de classe. Até me vais forrar a alcofa com lençois de seda.
- Lençois de seda? Isso é coisa de casal de meia idade com peso a mais.
- Para escorregar melhor quando se levantam?
- Ah pois. E mais. Essa gente dos lençois de seda são meninos para comprar tapetes de Arraiolos nos chineses.
- Isso não tem lá grande classe, pois não?
- Não.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dinosaur Love by Harry Baker

O que é ser rude?

A Dieta - 1 - Abotoar é um verbo sério