Tsubasa goal

É sempre engraçado quando revemos os desenhos animados da nossa infância.
Fico sempre com uma sensação agridoce. Vejo, mas já não vibro. Já não estou ansiosamente colado ao ecrã para ver o resultado... aliàs... eu já sei o resultado.
Ultimamente reencontrei-me com o Tsubasa.
Houve um génio qualquer da rtp - daqueles que andam para lá ao pontapé - que resolveu aproveitar o embalo do mundial e colocou na grelha da rtp2 a série Oliver e Benji. Capitan Tsubasa (como se diz pelo estrangeiro). Detalhe. Duas vezes por dia. Segundo detalhe. À hora do almoço e à hora do jantar. Ou seja, já vi o Oliver, o Benji Price, Mark Landers, Toby Misaki, o Julian Ross e o seu problema de coração, o remate falcão do outro apanleirado, o Roberto, etc.
Realmente é um animé fantástico. É engraçadissimo ver futebol assim. Grandes golos, jogadas impossíveis e pseudo fintas. O jogo é animado e como em Inglaterra, ninguém sabe defender. Aparecem sempre sozinhos, ninguém marca o homem, é raro ver um cartão amarelo. Os bonecos abanam-se de um lado para o outro e fazem um drible. Só o pormenor de se notar a curvatura terrestre quando o Tsubasa acelera o jogo é fantástico.
E a personagem principal. Oliver é excepcional. Alem disso ganha sempre. Tem mais técnica, é mais inteligente, treina mais, tem mais querer, maior concentração, maior força mental... e é integro. Nunca podia jogar no inatel. Moralmente é único. Um santo. O rapaz joga a bola todos os dias e nunca diz um palavrão. Um líder, dentro e fora do campo. O maior jogador japonês de todos os tempos. É tão bonzinho que enjoa.

Quando deu pela 1ª vez a série em Portugal, não havia Internet. Os telemóveis custavam cem contos e a malta usava muito a bmx para conhecer miúdas novas.
Assim quando investiguei online a história de Capitan Tsubasa fiquei boquiaberto.

http://en.wikipedia.org/wiki/Captain_Tsubasa

Aqui podemos encontrar tudo sobre a série de culto: Chamo a atenção para a fantástica carreira de Tsubasa a nivél profissional. (O rapaz jogou no São Paulo, no Barcelona e Juventus). Para as biografias detalhadas das várias personagens. De podermos ainda, consultar todos os resultados das 9 temporadas (entre 83 e 2002), entre outras curiosidade e efemérides.

E doidinhos somos nós? 'Tá provado que os nipónicos rebental a escala.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dinosaur Love by Harry Baker

O que é ser rude?

A Dieta - 1 - Abotoar é um verbo sério